1. Insira o seu site na biografia do perfil
Descreva resumidamente a sua empresa, o propósito dela e o que seja interessante para os seus seguidores. É essencial incluir um link para o seu site, blog ou Landing Page – afinal, é nesse momento que você iniciará a geração de Leads.
2. Utilize CTA nas imagens
Em meio a tantos posts na timeline do usuário, incluir um Call-to-Action na sua foto pode fazer toda a diferença para atrair a atenção dele.
3. Aposte nos vídeos
Está aí um formato que funciona com os usuários! Aproveite o privilégio de ter a atenção deles e indique no vídeo que há mais informações sobre o produto ou serviço no link da biografia. E, claro, garanta que o usuário será redirecionado para a página correta.
4. Instagram Ads
Os anúncios do Instagram Ads funcionam muito bem para complementar a sua estratégia orgânica de geração de Leads. Eles podem ser feitos em três formatos: carrossel de fotos, retargeting para campanhas no Facebook e padrão patrocinado.
5. Faça parcerias com influenciadores
O Instagram possui vários usuários com centenas de milhares de seguidores e, por isso mesmo, com enorme potencial de alcance. Algumas personalidades digitais cobram pela divulgação de imagens em seus perfis, mas você pode procurar parcerias com blogueiros da sua região e com o mesmo público-alvo para iniciar esse tipo de comunicação.
Uma dica importante na hora de escolher o seu influenciador: número de seguidores não é tudo! O ideal é que você avalie o envolvimento e a relação que o influenciador possui com sua base de seguidores e se as mensagens passadas por ele são bem recebidas, bem como a identificação de suas pautas com o seu produto.
Às vezes, microinfluenciadores que combinem com o seu nicho podem gerar mais oportunidades para a sua marca por um investimento menor.
6. Use hashtags
Elas já são bem conhecidas dos usuários para identificarem mensagens sobre um assunto específico. Caso você vá fazer um evento ou promoção específica, pense em uma hashtag criativa e incentive seus seguidores a utilizarem-na também.
7. Faça textos mais curtos e aposte na imagem
O Instagram é uma rede social focada em fotos e vídeos. Por isso, capriche na produção do seu conteúdo. Se os pontos principais da sua mensagem não forem passados diretamente pela imagem, a foto deve ao menos ser interessante o suficiente para incentivar o seguidor a ler seu texto. A dica pode até parecer óbvia, mas muita gente se esquece dela no dia a dia.
É muito comum empresas usarem fotos de banco de imagens sem tratamento algum ou imagens com muito texto. Lembre-se: as pessoas, na maioria das vezes, não estão no Instagram para ver novidades sobre o seu negócio. Ofereça conteúdos que se conectam às expectativas e necessidades delas. Do contrário, elas irão passar pelo seu conteúdo sem fornecer a atenção que você espera.
Outra dica valiosa é sempre buscar passar sua mensagem nas primeiras linhas e da forma mais breve possível. Se o seu seguidor precisar clicar em “ver mais” para saber o que você tem a dizer, as chances de conseguir atingir seu objetivo com aquela publicação são menores. Deixe hashtags e informações complementares para depois do “ver mais”.